Quando você vai a uma loja para comprar capacete motocross, deve esperar que o vendedor tome cuidado para acertar. Você deve esperar que o assistente de vendas realize uma série de testes em qualquer capacete que você experimentar. Se você estiver experimentando um Shoei ou um Arai, peça a eles que mostrem a diferença quando outros forros forem instalados.
Se, em uma loja, alguém lhe disser que os capacetes estão ali e que você deve comprar o que for confortável, vire-se e saia. Faça o mesmo se a única resposta deles a um capacete apertado for que ele ficará preso com o tempo. Se você vai gastar £ 300, £ 400 ou mais, você tem o direito de esperar assistência especializada.
Uma palavra sobre ajuste. O conforto é crucial, mas não à custa da segurança. Um capacete muito grande geralmente é confortável, mas isso não significa que o ajuste seja adequado. O que você precisa procurar é um espaço entre a borda da viseira do capacete e a testa, pois conforme você esquenta sua cabeça vai se expandindo; e é aí que você pode sentir dor de cabeça. Queremos que as bochechas fiquem tão apertadas quanto você puder suportar. Uma bochecha de esquilo definitiva é o que procuramos; na hora da compra, escovar os dentes na parte interna das bochechas está bom. Tirar pedaços de carne deles enquanto você fala talvez seja um passo longe demais!
Outro ponto. Leve esse processo a sério. O capacete certo para você é aquele que se adapta bem a você. Não entre na loja com muitas exigências sobre cores, mecanismos de fechamento e outros recursos, porque à medida que você estreita o campo, as chances de conseguir um capacete com bom ajuste são reduzidas. Quando você bate a cabeça com força, descobrirá que todos esses outros recursos têm pouca importância!
Finalmente, não preste muita atenção ao teste SHARP. Dentro da indústria, ele tem pouca influência. A ideia por trás do SHARP era boa. A execução dessa ideia ficou muito comprometida, no entanto. No lançamento, a SHARP deu cinco estrelas a um capacete termoplástico de £ 60 e três estrelas a um Arai. Isso diz tudo o que você precisa saber sobre o SHARP.
Que tipo de capacete funcionará para você?
O que vou fazer agora é falar sobre todos os diferentes estilos de capacete, na tentativa de ajudá-lo a descobrir que tipo de capacete funcionará melhor para você.
Vou ser muito franco e falar dos pontos fortes e fracos de todos os estilos. Agora, se você anda de bicicleta há cem anos e raramente precisa da Wikipedia para alguma coisa, saia agora. Você não aprenderá nada e ficará ressentido conosco pelo tempo que perdeu.
Em termos de estilos, vamos falar sobre capacetes abertos e rostos abertos com viseiras integrais, capacetes integrais, capacetes integrais retrô, flip-lids, flip-overs, capacetes de aventura e retrô off- capacetes de estrada.
Capacetes abertos são fantásticos. Aqueles de uma certa idade vão se lembrar de quando era isso que todo mundo usava. Você tem aquela sensação de vento no cabelo com o rosto aberto que simplesmente não pode ser reproduzido em um capacete integral. Se eu estiver perambulando em uma manhã de domingo no verão, muitas vezes usarei meu capacete aberto. Não há nada mais emocionante.
Os capacetes abertos são testados de acordo com os mesmos padrões que todos os capacetes, mas o que não pode ser evitado é que eles não oferecem proteção para o queixo. Saia da bicicleta e normalmente você não terá controle sobre o que acontece. Se o seu queixo entrar em contato com qualquer coisa, ficará pior. Capacetes abertos também são muito barulhentos. Se você não quer ficar surdo, você realmente precisa usar protetores de ouvido com capacete aberto. E, claro, são inúteis na chuva!
Não gostamos de vender capacetes abertos para iniciantes. Eles simplesmente não são tão protetores ou práticos. Não cabe a nós dizer a ninguém o que vestir, mas os capacetes abertos são mais perigosos; e isso é fato.
Quando você experimentar um capacete aberto pela primeira vez e se olhar no espelho, você pensará que ele faz sua cabeça parecer enorme. Isso não acontece; só que normalmente não olhamos para nós mesmos com uma bola de boliche na cabeça. Quando você usa um capacete integral, você simplesmente não vê como sua cabeça parece pequena dentro dele!
Algumas pessoas, principalmente descolados e motociclistas de Harley, podem ficar obcecadas pelo perfil de um capacete aberto; em outras palavras, quão próximo ele segue o formato da cabeça. Isso é coisa americana, de um país onde, em alguns círculos, qualquer uso de capacete ainda é ridicularizado. Compreendemos o desejo de ficar bem na bicicleta, mas em geral os capacetes de baixo perfil são menos confortáveis e menos protetores. Achamos ridícula a obsessão pelo perfil. O principal objetivo de um capacete é proteger o cérebro. Não é um acessório de moda.