Dicas úteis sobre como escolher a cadeira certa para você
Quer eu esteja visitando um CEO ou um operador de call center, ao instalar cadeiras nas pessoas, sempre me perguntam se aquela é cadeira de escritório rosa “certa” para elas.
Como Fisioterapeuta, posso ter uma opinião sobre o que considero uma ótima cadeira, mas o que descobri é que para cada pessoa pode ser necessária uma cadeira diferente, dependendo de suas necessidades no local de trabalho e de gostos e desgostos pessoais. Abaixo listei as principais características das cadeiras de trabalho e as considerações a respeito delas ao fazer uma escolha.
O encosto direito da sua cadeira
Altura traseira
Selecione Lã Cinza
A altura das costas da cadeira está relacionada à altura das costas que a cadeira suportará, geralmente falando, uma cadeira com encosto médio apoia abaixo das omoplatas com ênfase na região lombar. Uma cadeira com encosto alto suporta até as omoplatas. Uma cadeira com encosto extra alto dará suporte à parte superior das costas e pode envolver um apoio de cabeça para apoio de cabeça. Você deve escolher a altura das costas que seja confortável para você quando estiver sentado e que forneça suporte para uma área específica se você tiver algum problema, ou seja, costas médias para problemas na parte inferior das costas, costas altas para problemas nos ombros.
Formato traseiro quadrado ou oval
O formato das costas é geralmente estético, embora algumas pessoas possam achar que diferentes formatos das costas se moldam ao corpo de maneira diferente, proporcionando melhor suporte. Portanto, essa escolha se resume ao visual que você deseja versus o conforto que você sente ao sentar na cadeira. Um ponto a considerar é que alguns formatos de costas permitirão mais movimento do braço durante a manipulação, por não entrar em contato com os cotovelos.
Suporte traseiro
Provavelmente a característica mais importante da cadeira é o nível de apoio para as costas. Quanto existe e onde é fornecido. Diferentes formatos de costas e moldes de cadeiras fornecerão suporte diferente. A curva lombar ou inferior das costas deve ser pronunciada com o restante do formato das costas tendo uma ligeira curva, ou formato do corpo moldado. Lembre-se de que cada pessoa é diferente e achará diferentes contornos das costas mais ou menos confortáveis. O apoio lombar deve ser sempre regulável em altura, algumas cadeiras também podem oferecer ajuste de profundidade no apoio lombar. Desta forma, o utilizador pode ajustar o apoio lombar à altura e profundidade corretas enquanto está na cadeira e alterá-lo quando necessário. As gamas de cadeiras Seated Imprint, Empact e React podem ser opcionais com uma bomba lombar AIR ajustável para aumentar ou diminuir o nível de suporte lombar. Embora nossas linhas de cadeiras Orthopod e bExact tenham tensão nas costas totalmente ajustável.
Cadeira Sayl Encosto Azul Acabamento Preto Base Polida
Malha versus estofado
Uma cadeira estofada é normalmente um encosto moldado em espuma com estofamento em tecido, proporcionando um encosto ajustado com apoio lombar. Algumas costas estofadas de cadeiras podem ter ajuste lombar através do uso de cintas, mostradores de tensão e suportes de ar infláveis. A maioria dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais recomendará cadeiras estofadas com bom suporte lombar para clientes com problemas nas costas. As cadeiras de malha são uma variante moderna de assentos, preferidas pelos designers por seu design fino e aparência elegante. A maioria das cadeiras de malha deve ter um formato ajustável de suporte lombar para serem consideradas ergonômicas. Geralmente os apoios lombares mais ajustáveis, ou seja, profundidade e altura, proporcionam um melhor nível de apoio. Cadeiras de malha permitem o fluxo de ar e são ótimas para escritórios mais quentes. Deve-se ter cuidado para que a cadeira de malha possa suportar uma postura de trabalho ereta e que o suporte lombar seja ajustável e confortável para o usuário.
O assento certo para sua cadeira
Cadeira Flexi Plush ELite HD
Tamanho do assento
Seria a segunda consideração mais importante: quando sentado com as nádegas nas costas da cadeira em contato com o encosto, o comprimento do assento deve se estender ao longo da coxa e não entrar em contato com a parte de trás da articulação do joelho, de modo que não haja contato entre a borda frontal do assento e a parte de trás do joelho. Essa lacuna deve ter aproximadamente a largura de 3 dedos. Se o assento for muito longo, o usuário terá contato e pressão na parte posterior da articulação do joelho, o que pode causar problemas de fluxo/compressão sanguínea. Também pode fazer com que o usuário se sente na borda frontal ou mais à frente da cadeira, resultando em menos apoio para as costas quando sentado. Se o assento for muito curto, o usuário terá menos apoio ao longo da perna, criando uma sensação de empoleiramento, o que também pode levar ao aumento da pressão na parte posterior do meio da coxa. Outro fator é a largura do assento, se a largura do assento não for suficientemente larga o usuário pode pendurar-se na lateral da cadeira criando pontos de pressão.
Moldagem de assento
Certifique-se sempre de que o assento da sua cadeira seja composto por algum tipo de espuma de alta densidade de alta qualidade. Algumas cadeiras terão um formato de espuma moldada, certifique-se de que esse formato seja confortável e se ajuste ao formato da sua parte inferior. Outras cadeiras terão espuma plana, permitindo que o assento se molde a você. Tecnologias modernas, como espuma viscoelástica e assentos de gel, permitirão que o assento se adapte e mude para cada usuário individual.