A cadeira de escritório rosa certa fará uma enorme diferença na sua postura sentada, saúde, conforto e produtividade. Quais são as coisas mais importantes que você deve saber?
Fatos da cadeira
Classificação de peso – Se você quiser ter certeza de que a cadeira é bem feita e segura, verifique a classificação de peso da cadeira.
Ajustabilidade – Quanto mais ajustabilidade uma cadeira tiver, mais você poderá alterá-la para se adequar ao seu corpo. Isso significa melhor conforto e postura. Cadeiras com poucos ajustes têm menos probabilidade de caber em você ou de suportar a postura correta ao sentar. Evite cadeiras que tenham apenas ajuste de altura do assento ou encosto de altura fixa.
Tamanho e forma – Uma cadeira deve caber no seu corpo. Sentar-se em uma cadeira com formato ou tamanho errado fará com que seu corpo caia para a frente ou suas costas caiam e empoleirem-se no assento em vez de sentar-se nele. Isso significa combinar o tamanho e formato do assento com suas pernas e quadris e o tamanho e formato do encosto para suas costas e ombros.
Apoios de braços – Podem causar problemas porque impedem que a cadeira se aproxime da mesa. Se você quiser apoios de braços, os do tipo ajustável em altura geralmente são os melhores.
Qualidade – Muitas cadeiras ficam desconfortáveis ou quebram porque possuem peças, espuma e mecanismos de baixa qualidade. Geralmente, quanto menor o preço, menor a qualidade e a vida esperada. Isso pode ser aceitável a curto prazo, mas a cadeira pode rapidamente ficar desconfortável ou quebrar. Por outro lado, uma cadeira bem feita pode durar muitos anos. O verdadeiro custo de uma cadeira deve ser calculado ao longo da sua vida útil; uma cadeira de US$ 500 custa menos de US$ 1 por semana durante 10 anos.
Rodízios – Já foi sentar e a cadeira rolou? Rodízios de fricção e autotravamento ou mesmo deslizantes são a opção mais segura em pisos lisos e polidos.
Ajustando-se corretamente
Escolha o tamanho certo do assento. Ao sentar-se na cadeira, deve haver 2-3 dedos de largura entre a borda frontal do assento e o joelho. Muito mais curto do que isso não proporcionará uma distribuição adequada da pressão do peso sentado e mais longo do que isso pode afetar o movimento da perna ou colocar pressão atrás dos joelhos. O assento errado é um erro comum e pode causar problemas nas pernas, no conforto ao sentar e até na postura das costas.
Escolha o tamanho e formato corretos do encosto. Isso é fundamental para uma boa postura e saúde da coluna. O encosto errado pode causar queda e dores nas costas. Idealmente, deve seguir o formato da coluna e apoiar a curva da região lombar. Pessoas com curvas lombares mais profundas devem procurar cadeiras com amortecimento lombar mais pronunciado ou até mesmo com amortecimento reforçado. O encosto correto para as costas deve facilitar o sentar em uma boa postura.
Verifique a altura da cadeira. Certifique-se de que o assento da cadeira permite que você se sente com os cotovelos nivelados com o topo da mesa.
Se ao sentar-se nesta altura os seus pés não estiverem firmemente apoiados no chão, você precisará de um apoio para os pés.
Se você estiver usando um computador, verifique se o ângulo do encosto deixa você ereto o suficiente e pode alcançar facilmente o teclado sem que seus braços precisem se estender para a frente.