As torneiras operadas automaticamente, também conhecidas como torneiras sem toque, trazem diversos benefícios para seus clientes, pois melhoram a higiene, reduzem o consumo de água e energia e são fáceis de operar.
Mas com múltiplas opções para alimentar sua torneira eletrica para cozinha, é importante pesar os prós e os contras de cada solução de energia com base nas necessidades do seu projeto de instalação.
Fonte de alimentação fixa vs. torneiras movidas a bateria?
Da instalação à manutenção, veja como fazer a escolha certa entre torneiras acionadas por bateria e torneiras conectadas ao sistema elétrico de seus clientes.
1. Conecte a torneira do transformador
Utilizado em residências particulares e locais de grande utilização, como aeroportos, hospitais ou centros comerciais.
Elimina a necessidade de substituir regularmente a bateria das torneiras.
Como a tomada é instalada embaixo da pia, certifique-se de verificar se há uma tomada próxima ou, caso contrário, consulte um eletricista para fornecer uma tomada para sua instalação.
2. Fornecimento fixo via torneira do transformador de hub
Fonte de alimentação recomendada para torneiras eletrônicas ocultas
Utilizado em salas onde estão instaladas várias torneiras, como em instalações públicas e de saúde com muito tráfego, mas apenas uma fonte de alimentação/tomada está disponível.
Pode ser instalado sem tomada embaixo da pia.
Esconde cabos e equipamentos de instalação atrás da parede e reduz o risco de vandalismo ou outros danos relacionados.
Para residências familiares maiores e com alto uso, também pode ser instalada uma versão de fonte principal ou transformador de energia. Se duas a cinco torneiras estiverem instaladas, certifique-se de ter fontes de energia suficientes disponíveis ou consulte o manual para conectar várias torneiras com uma tomada.
Além disso, considere a confiabilidade de sua fonte de alimentação. Se o serviço elétrico for imprevisível na área onde as torneiras sem toque estão instaladas, você não poderá usar as torneiras quando houver falta de energia.
3. Torneira movida a bateria
Encontrado principalmente em residências particulares, locais públicos e projetos de renovação.
Alimentado por baterias de lítio que cabem em uma pequena caixa embaixo da pia e podem durar de 3 a 5 anos.
Não são necessários custos iniciais com fiação adicional ou eletricista profissional, pois podem ser instalados sem fonte de alimentação fixa.
Como posso saber sobre o status da bateria?
Quando a bateria está fraca, a luz LED vermelha embutida no sensor de movimento piscará em vermelho para indicar que é hora de solicitar uma bateria nova. Quando a bateria estiver muito fraca, o alarme da bateria soará para indicar que é hora de substituí-la.
Dependendo da frequência de uso, a vida útil da bateria pode ser de até cinco anos.
Torneiras sem toque com conexão Bluetooth podem ser conectadas ao aplicativo Oras. No aplicativo, é rápido e fácil verificar o status da bateria em tempo real.
Como faço para trocar a bateria?
Na maioria dos modelos modernos, a bateria pode ser trocada pelo proprietário em poucos minutos, pois está localizada em uma pequena cápsula embaixo do lavatório e presa ao cabo do sensor.
Alguns modelos exigem a remoção do corpo da torneira, pois a caixa da bateria fica dentro da torneira. Portanto, preste atenção ao posicionamento da bateria do seu modelo de torneira para garantir uma troca fácil e conveniente da bateria para o seu cliente.
Para espaços públicos, considere optar por um modelo em que a caixa da bateria fique escondida dentro do corpo da torneira para diminuir o risco de vandalismo ou remoção não autorizada das baterias.
Para mais informações sobre troca de bateria, você pode conferir nosso vídeo instrutivo sobre como trocar a bateria em uma de nossas torneiras Oras Electra.