Por que um capacete motocross é importante?
Um capacete de dirt bike é a peça de equipamento de proteção mais importante que qualquer piloto de motocross ou enduro precisará comprar – no final das contas, seu cérebro é a parte mais preciosa do seu corpo, então você deseja protegê-lo tanto quanto possível. Idealmente, quanto mais equipamento de segurança você puder usar, melhor, mas se você pudesse escolher apenas um item para usar antes mesmo dos passeios mais curtos, é sem dúvida o seu capacete. Dar ao seu cérebro a melhor proteção que o dinheiro pode comprar deve ser fundamental na lista de prioridades de todos ao decidir sobre um orçamento para equipamentos de motocross. Muitas vezes vemos pessoas gastando muito em peças para tornar sua bicicleta mais rápida, investindo dinheiro em um capacete decente ou até mesmo comprando um capacete apenas pela aparência e nem mesmo tentando conseguir um que se encaixe corretamente.
Quando devo substituir meu capacete de motocross?
Seu capacete off-road sempre precisa estar nas melhores condições possíveis para garantir que proteja sua cabeça e seu cérebro da melhor maneira possível, e há três sinais principais que indicam que sua tampa deve ser substituída.
1. Danos externos/internos: Todo piloto de motocross ou enduro sabe quando levou uma boa pancada na cabeça, e esse é o tipo de impacto que tornará seu capacete MX inutilizável. Agora, colisões leves, ou colisões em que você não bate com força com a cabeça, e até mesmo deixando cair o capacete, normalmente não significam que o capacete teve seu impacto único – mas tudo isso depende da situação, que só você pode determinar depois de inspecioná-lo. São mais os impactos que te deixam abalado ou com uma concussão que exige jogá-lo no lixo ou pendurá-lo no galpão. Você pode inspecionar o revestimento externo e o revestimento de EPS em busca de anormalidades, como rachaduras e compressão na espuma – você precisará inspecionar isso de perto, pois nem sempre são claramente visíveis. Em caso de dúvida, é melhor atualizar seu capacete.
2. Capacete vencido: Sim, isso mesmo – seu capacete de motociclista está vencido! A maioria dos fabricantes de capacetes para bicicletas sujas recomenda a substituição do capacete dentro de sete anos a partir da data de produção ou cinco anos a partir da data de compra (você pode encontrar a data de produção estampada dentro do capacete). Um dos principais motivos é o fato de os materiais que compõem o capacete começarem a se deteriorar, o que significa que são mais fracos e não protegem você como foram inicialmente projetados.
3. Tecnologia antiga: Há também o fato de que a tecnologia de motocross e capacetes esportivos duplos está avançando com tanta frequência – se seu capacete tiver de cinco a sete anos, é provável que ele tenha recursos de segurança desatualizados. Vimos capacetes de motocross avançarem aos trancos e barrancos na última década, e os avanços na tecnologia são incríveis. Algumas das tecnologias mais recentes incluem capacetes MIPS e Bell Moto-10 Spherical.
Portanto, ao atualizar seu capacete a cada poucos anos, você saberá que terá a melhor proteção possível ao percorrer a pista ou trilha. Se você ficar de quatro a cinco anos sem capacete, já é um período muito bom, mas definitivamente precisa de um upgrade.
Você pode aprender mais sobre o que há de mais recente em tecnologia de capacete aqui: Tecnologia de capacete para bicicleta suja
Tipos de tecnologia de capacete para bicicleta suja:
Existem vários graus de proteção incorporados em cada capacete de motocross no mercado, e os materiais usados para fazer um capacete influenciam a quantidade de proteção que o capacete oferece. Diferentes materiais para o revestimento externo alteram drasticamente o nível de proteção geral que o capacete oferece.
Os quatro materiais dos quais os cascos do capacete são feitos são:
Policarbonato
Fibra de vidro
Composto de fibra de carbono, Kevlar e fibra de vidro (Tri Composite)
Fibra de carbono
A par destes materiais, existem diferentes tecnologias disponíveis em cada marca. A tecnologia de capacete mais popular compartilhada entre as marcas é o MIPS, no entanto, existe uma tecnologia de capacete exclusiva de um determinado fabricante de capacetes, como o Flex da Bell ou o sistema ODS da 6D. Você pode aprender mais sobre tecnologia de capacete aqui: Tecnologia de capacete para bicicleta suja.