2. Determine o formato e o tamanho da sua cabeça
Esperançosamente, uma das categorias de capacete motocross parece adequada para você. Agora que você tem uma direção, é hora de descobrir o formato da sua cabeça. As pessoas geralmente se adaptam a um dos três formatos de cabeça: oval longo, oval intermediário e oval redondo. Para descobrir o que você tem, peça a um amigo para tirar uma foto da sua cabeça vista de cima. Alise o cabelo o máximo possível, pois isso pode obscurecer o formato da sua cabeça. Olhando para a foto, sua cabeça é quase redonda (oval redondo) ou é longa e fina (oval longo)? Em algum lugar intermediário (oval intermediário)? Nos Estados Unidos, o oval intermediário é o mais comum, mas verifique antes de prosseguir com o dimensionamento. Você pode filtrar seus resultados no RevZilla para selecionar apenas capacetes que correspondam ao formato da sua cabeça.
Agora, encontre o tamanho do seu capacete. O tamanho do capacete é um pouco estranho para a maioria das pessoas, já que não usamos o tamanho da cabeça tão comumente quanto o tamanho da cintura, o tamanho da camisa ou o tamanho do sapato na vida cotidiana. Felizmente, não é difícil descobrir isso. Peça ao seu amigo para medir a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica macia. A fita deve passar acima das sobrancelhas e ao redor da parte de trás da cabeça, incluindo a parte mais larga. Um pedaço de barbante bastará. Basta colocá-lo contra uma régua depois de medir para descobrir o comprimento. (Você pode fazer isso sozinho, mas realmente recomendamos pedir a um amigo para obter a medida mais precisa possível.) Compare seu resultado com a tabela de tamanhos de um capacete para determinar qual tamanho você precisa solicitar. RevZilla publica medidas métricas e imperiais, então não se preocupe com as conversões.
3. Experimente o capacete
Assim você sabe que estilo de capacete deseja, bem como suas medidas e perfil da cabeça. Isso deve restringir sua pesquisa a uma variedade de capacetes que funcionarão. Hora de fazer o pedido! Quando o capacete chegar, coloque-o, lembrando que pode ser necessário agarrar as alças e separá-las para passar o capacete pela cabeça. Os capacetes não foram projetados para serem confortáveis enquanto sua cabeça passa pelas almofadas. Talvez você precise ajustar seus ouvidos também. Isso é totalmente normal, assim como ajustar a meia depois de calçar o sapato. O foco deve estar na montagem com o capacete no lugar.
4. Verifique o ajuste adequado
Com o capacete colocado, como deveria ser a sensação? Qualquer desconforto grave significa que você deve tentar outro capacete. Se você encomendou um capacete que não pode ser usado depois de seguir as etapas acima, considere verificar novamente suas avaliações de tamanho e formato. Você não deveria estar tão errado se medisse com precisão, verificasse a tabela de tamanhos e prestasse atenção à descrição/vídeo do produto.
Se o capacete se ajustar como deveria, você deverá sentir as almofadas contra suas bochechas. Eles serão um pouco empurrados para cima, como “bochechas de esquilo”. (Observação: os capacetes abertos não possuem protetores nas bochechas, portanto não darão esse efeito.) Em seguida, segure a barra do queixo e mova-a. Suas bochechas devem se mover, não o capacete. Se estiver deslizando, diminua pelo menos um tamanho. Se o capacete estiver um pouco apertado, lembre-se de que a maioria dos forros do capacete quebram de 15% a 20% após as primeiras 15 a 20 horas de uso.
5. Use o capacete por cerca de meia hora
Deixe o capacete por 15 a 30 minutos. Apenas sente-se e talvez assista ao seu programa de TV favorito. (Que tal RevZillaTV?) Pontos de pressão são o que você procura. O aperto é bom, mas se você sentir que precisa tirar o capacete para parar a dor, esse capacete não é para você. O desconforto é mais comum em dois locais: diretamente na testa ou logo acima das têmporas. Se você tiver uma grande linha vermelha na testa depois de remover o capacete, tente outra coisa. Esse capacete não é oval o suficiente. Se você sentir o capacete apertando suas têmporas, ele não é redondo o suficiente para você. Lembre-se de que esse período de meia hora deve ser gasto fora da bicicleta. Não podemos aceitar devoluções de capacetes depois de você andar com eles!
6. Ainda parece certo? Vá cavalgar!
Usar um capacete não será tão confortável quanto ficar sentado em casa sem ele. Dito isto, você deve se sentir confortável usando o capacete por meia hora de cada vez. Certifique-se de passar algum tempo no capacete para passar de 15 a 20 horas de arrombamento. O capacete se moldará um pouco à sua cabeça, proporcionando um ajuste ainda melhor. Aproveite seu novo capacete!
Problemas comuns
Nossos amigáveis Gear Geeks recebem ligações o tempo todo sobre a adaptação do capacete. Aqui estão alguns dos problemas mais frequentes.
“Minhas orelhas ficam dobradas quando coloco meu capacete.” Isso é normal. Assista a uma corrida de MotoGP e você verá até mesmo os profissionais ajustando os ouvidos enquanto se preparam. Contanto que você consiga empurrar as orelhas para uma posição natural e elas não doam, você está pronto para prosseguir. Novamente, o que importa é como o capacete se ajusta quando está realmente em posição.