Em vez de um rito de passagem na primeira infância, porque não garantir que o ciclismo se torne parte da vida do seu filho? Não só proporciona uma série de benefícios para bicicleta aro 16, como melhor concentração e controlo do humor, como também é óptimo para a sua confiança.
Desenvolvimento de habilidades e condicionamento físico
O ciclismo regular ajuda no desenvolvimento dos músculos das pernas, na força central e no condicionamento físico geral. Melhora a resistência e o funcionamento cardiovascular e coloca seus filhos no caminho inicial para um coração saudável.
Também permite que as crianças pratiquem as suas capacidades motoras finas e grossas, a coordenação e o equilíbrio, todas competências que as ajudarão à medida que se tornam jovens adultos.
Andar de bicicleta também ajuda a melhorar a consciência espacial e as habilidades de navegação e observação das crianças. Quer estejam evitando buracos, atravessando terrenos acidentados ou encontrando o caminho para a casa de um amigo, elas estão aprendendo e desenvolvendo habilidades essenciais para a vida ao longo do caminho.
Mas os benefícios são mais do que meramente físicos.
Estimulando neurônios e melhorando nutrientes para o cérebro
Estudos demonstraram que exercícios aeróbicos regulares, como andar de bicicleta, estimulam os neurônios e melhoram o fluxo de oxigênio e nutrientes para o cérebro.
Isto, por sua vez, aumenta os níveis de energia e o funcionamento cognitivo, incluindo as competências sociais e criativas.Os benefícios são imediatos.
Uma investigação realizada na Dinamarca estudou recentemente quase 20 000 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 19 anos. Concluiu que ir de bicicleta para a escola aumenta a concentração durante o horário escolar, sendo que o aumento da concentração ainda é evidente quatro horas depois de ir de bicicleta para a escola.
Ciclismo e TDAH
Alguns levaram esta correlação ainda mais longe e nos últimos anos assistimos a uma série de estudos sobre os benefícios do ciclismo em crianças com TDAH.
A pesquisa que aplica o exercício físico como tratamento alternativo para o TDAH tem produzido consistentemente resultados positivos. Em 2012, a Specialized Bikes e a RTSG Neuroscience passaram cinco dias por semana durante um mês medindo os efeitos do ciclismo em dois grupos de crianças com TDAH (ou com sintomas semelhantes ao TDAH). sintomas).
Os pesquisadores concluíram após o estudo que andar de bicicleta é altamente benéfico para crianças com TDAH, melhorando a atenção, o humor, o processamento de informações, a inteligência emocional e o desempenho cognitivo. Ainda mais impressionante é que ir de bicicleta para a escola não é uma tarefa árdua para as crianças – 87% dos os sujeitos continuaram com o programa de ciclismo após o término do estudo.
Uma infância mais saudável e feliz
Andar de bicicleta não precisa de ser uma habilidade que as crianças aprendem e depois se cansam – pode tornar-se um modo de vida diário e levar a um melhor funcionamento do corpo e da mente, e a uma infância mais feliz e saudável. Melhora a resistência e o funcionamento cardiovascular e coloca seus filhos no caminho inicial para um coração saudável. Também permite que as crianças pratiquem suas habilidades motoras finas e grossas, coordenação e equilíbrio, todas habilidades que os ajudarão à medida que se tornam jovens adultos.
Não importa quão ruim seja o seu dia, sua bicicleta sempre fará você se sentir melhor.
Não há sentimento mais livre para mim do que sair de bicicleta, seja mountain bike, passeios de bicicleta ou apenas uma visita às lojas. Minha esposa e eu estamos tentando incutir a paixão pelo ciclismo em nossa filha de dois anos, e felizmente ela aceitou isso como um pato na água.
Observar ela voando ladeira abaixo ou sobre sua gangorra no limite do controle me deixa um pai orgulhoso, mesmo que meu coração muitas vezes pare de bater! Eu sei que isso a deixa feliz e é brilhante para sua mente e corpo. Isso me fez pensar sobre os benefícios de andar de bicicleta e por que é tão bom para adultos e crianças.