Aqui estão algumas coisas importantes a serem observadas:
Os pedais esquerdo e direito são enfiados em direções opostas. O pedal direito é rosqueado normalmente – gire no sentido anti-horário para afrouxar. O pedal esquerdo é rosqueado ao contrário – gire no sentido horário para afrouxar
Usando um pedaço de fita adesiva, marque os pedais com L e R para saber qual é qual quando precisar colocá-los novamente. (Esquerdo é pé esquerdo, direito é pé direito.)
Se você esquecer, pode haver um L ou R em algum lugar do pedal. Caso contrário, o pedal esquerdo geralmente possui algum tipo de marcação – uma linha no eixo ou outras marcações. O pedal esquerdo abaixo está marcado como “esquerdo” e possui linhas no eixo.
PASSO 2: Deixe os braços da manivela
Embora em um mundo perfeito você também removesse os braços da manivela, esse é um processo difícil e às vezes impossível. Descobrimos que remover apenas os pedais funciona bem e os braços da manivela geralmente não atrapalham as pernas do seu filho enquanto ele está aprendendo a andar de bicicleta aro 16.
PASSO 4: Sente-se e ande
Como ensinar uma criança a andar de bicicleta começa realmente aqui! Faça com que seu filho se sente no assento com todo o peso e use os pés para andar com a bicicleta para frente.
Lembre-se de que durante todo o processo de aprender a andar de bicicleta, seu filho deve usar capacete de bicicleta.
PASSO 5: Sente-se, corra e deslize
Quando a criança se sentir confortável andando lentamente na bicicleta, peça-lhe que tente correr e, eventualmente, deslizar e se equilibrar. Se eles estão lutando com essa ideia, dê-lhes uma ajudinha com seu impulso.
Depois de dominar o movimento em linha reta, seu filho precisará aprender a se equilibrar e dirigir. Faça com que seu filho faça curvas enquanto plana. Eles poderiam descer a colina e depois fazer uma ligeira curva para qualquer lado. É essencial aprender como o guidão reage e como dirigir a bicicleta ao virar durante um deslizamento. A maioria das crianças aprende naturalmente, mas algumas não, então certifique-se de praticar.
Nota importante: Se a bicicleta do seu filho tiver travão de contrapedal e não tiver travão de mão, a única forma de conseguir parar a bicicleta nesta fase é com os pés.
PASSO 6: Domínio do Equilíbrio – Não apresse os pedais!
Lembre-se de que o objetivo deste exercício é ensinar a criança a se equilibrar na bicicleta. Não os pressione para recolocar os pedais antes que possam se equilibrar claramente durante o movimento por longas distâncias e também virar a bicicleta confortavelmente enquanto desliza.
Algumas crianças vão dominar isso em 10 minutos, enquanto outras crianças vão dominar isso em dias ou semanas. Tenha paciência e deixe a criança usar a bicicleta como bicicleta de equilíbrio pelo tempo que for necessário!
Transforme a bicicleta novamente em uma bicicleta a pedal e ande!
Quando uma criança domina o equilíbrio e a direção, é hora de colocar os pedais novamente!
PASSO 1: Coloque os pedais novamente
Usando a mesma chave de antes, coloque os pedais novamente.
Lembre-se que os pedais são “específicos para cada lado”. Pedal direito no pé direito, pedal esquerdo no pé esquerdo.
Pedal direito – gire no sentido horário para apertar. Pedal esquerdo – gire no sentido anti-horário para apertar.
Os pedais podem ser complicados para começar a rosquear, mas nunca os force ou você poderá desmontá-los. Deve haver muito pouca resistência para iniciar o pedal. Na imagem abaixo, você pode ver o pedal que acabou de começar a enfiar no braço da manivela.
PASSO 2: Mantenha o selim baixo, mas levante-o um pouco
Depois de colocar os pedais de volta na bicicleta, a criança ainda precisa ser capaz de parar e ligar a bicicleta com os pés, assim como fazia quando era uma “bicicleta de equilíbrio”. Mas para permitir uma pedalada mais eficiente, é necessário aumentar a altura do assento para que a criança possa tocar o chão com os pés apoiados, mas sem dobrar os joelhos.
Quando eles estiverem pedalando com muita confiança, você pode aumentar a altura do assento novamente para que eles possam tocar o chão com as pontas dos pés sólidas.
PASSO 3: Sente-se e ganhe impulso
Para andar de bicicleta com os pedais novamente colocados, faça primeiro com que seu filho corra na bicicleta como fez sem os pedais. Eles precisarão colocar os pés atrás dos pedais para fazer isso. Isso geralmente é mais fácil em um ligeiro declínio.
PASSO 4: Coloque os pés nos pedais
Assim que a criança ganhar impulso suficiente, coloque os pés nos pedais e pronto!
Nota importante: Se a bicicleta do seu filho tiver freio de contrapedal, colocar os pedais na “posição inicial” será problemático. Além disso, muitas crianças pedalam para trás para recuperar o equilíbrio, especialmente quando aprendem a andar de bicicleta. Um freio de contrapedal fará com que a bicicleta pare quando a criança pedalar para trás.
Está tendo problemas para equilibrar e pedalar ao mesmo tempo?
Se você acha que seu filho precisa de um pouco de ajuda, você pode guiá-lo com uma mão gentil centrada nos ombros e ao redor do pescoço. Não tente agarrar a bicicleta, pois isso desequilibrará a criança.
Uma bicicleta é mais estável em velocidades mais altas. Se uma criança estiver desacelerando muito (geralmente por ter parado para olhar para os pés para descobrir como pedalar), dê-lhe um leve empurrão nas costas para garantir que ela mantenha a velocidade.
Se isso não funcionar, retire os pedais e dê mais tempo ao seu filho na “bicicleta de equilíbrio”. Não há problema se seu filho precisar de um pouco mais de tempo para aprender a andar de bicicleta. E também está tudo bem se o seu primeiro esforço para ensinar seu filho a andar de bicicleta não tiver sido 100% bem-sucedido!
Como ajudar uma criança que não consegue pedalar para frente
Se o seu filho não consegue descobrir o movimento de pedalar, isso é normal! Com a maioria das crianças, é mais natural pedalar para trás do que para frente. Por isso, enquanto aprendem a pedalar, é muito comum que as crianças fiquem confusas e pedalem para frente e depois para trás e depois para frente novamente!
Use um treinador para aprender o movimento do pedal
Para ajudar as crianças a dominar o movimento para frente ao pedalar, descobrimos que a melhor maneira é usar ou construir um “treinador de bicicleta” para permitir que elas trabalhem apenas na pedalada. Sem a necessidade de se preocupar com equilíbrio, direção, partida ou parada, os treinadores são uma maneira rápida e fácil de permitir que as crianças se concentrem apenas em pedalar.