Como manter sua barraca camping limpa durante o acampamento: um guia para manter a sujeira longe de seu abrigo?
Se você souber como manter sua barraca limpa enquanto acampa, você se divertirá muito mais em seus acampamentos e expedições de acampamento selvagem. É certo que é provável que a razão pela qual você está acampando seja para voltar um pouco à natureza. Nós, campistas, não nos importamos com um pouco de sujeira aqui e ali e se permanecêssemos completamente limpos durante nossas aventuras, não estaríamos nos divertindo.
No entanto, não é preciso muito para manter sua barraca limpa. Desde a utilização de sistemas de saco seco até a maneira como você monta sua barraca, há muitos sistemas úteis e pequenas dicas que tornarão isso muito fácil.
Então, para manter sua melhor barraca de camping limpa, compilamos doze dicas úteis – uma dúzia não suja, se preferir. Porém, primeiro, nossas orientações sobre como manter a sujeira fora de uma barraca, principalmente se você estiver acampando selvagem.
Como manter a sujeira fora de uma barraca
A maneira mais óbvia de manter sua barraca limpa durante o acampamento é, em primeiro lugar, evitar que a sujeira entre nela. É mais fácil falar do que fazer, especialmente se você estiver em uma expedição de mochila às costas sem as comodidades de um acampamento. Depois de um dia caminhando por rios, em trilhas lamacentas, através de picos varridos pelo vento e ficando completamente encharcado e com um pouco de frio no processo, pode ser tentador pular em sua barraca para 2 pessoas assim que ela for montada.
Uau, aí! Desacelerar. Pular em uma barraca com todo o seu equipamento encharcado e sujo transformará o que teria sido o seu refúgio dos elementos brutais do lado de fora em uma extensão suja e encharcada deles. As dicas a seguir permitirão que você mantenha pelo menos um pouco de elegância na resistência do seu tecido.
A varanda/vestíbulo existe por um motivo
Entre a entrada externa e a entrada interna fica a parte de uma tenda chamada alpendre ou vestíbulo. Protegido pela cobertura impermeável da tenda externa, é o espaço perfeito para guardar botas enlameadas e equipamentos molhados. Depois de um dia nas trilhas, tire todas as roupas sujas antes de mergulhar no interior munido de um conjunto de roupas novas para vestir. Basicamente, você nunca deve receber suas botas ou roupas sujas no santuário de sua tenda interna.
Sacos secos são seus amigos – tenha um sistema
É aqui que entram os sacos secos. Ao fazer mochila, mantenha sempre as suas roupas limpas num saco seco para que, ao retirá-las, não estejam nem um pouco molhadas e prontas para serem usadas imediatamente. Quando você chegar encharcado na varanda da sua barraca, tire o saco seco com as roupas da mochila e jogue-o no interior.
Ter um sistema de sacos secos facilita muito as coisas. Um pequeno é ideal para itens como GoPro, banco de potência e farol; uma calça de tamanho médio é ótima para chapéus, luvas e roupas íntimas de caminhada; enquanto os maiores seguram suas jaquetas e calças extras. Um saco seco também pode ser usado como armazenamento para todas as suas roupas molhadas e enlameadas enquanto você estiver na trilha. Além de tudo isso, você pode usar um saco seco para lavar a roupa durante o acampamento.
Como manter sua barraca limpa enquanto acampa: uma dúzia de dicas importantes
1: Escolha seu argumento de venda com sabedoria
Ao montar sua barraca, considere o terreno com cuidado. Você pode querer estar bem perto de uma fonte de água, mas muito perto e o solo ficará molhado e potencialmente mais lamacento. Solo seco é preferível para manter sua barraca limpa.
2: Use uma pegada de barraca
A pegada da barraca é um grande lençol que fica sob toda a barraca, formando essencialmente uma barreira entre o abrigo e o solo. Isso manterá sua barraca seca e limpa, além de isolá-la do frio, ideal para acampar no inverno.
3: Coloque uma lona sobre sua barraca
Proteja sua barraca contra intempéries e quaisquer detritos com uma lona bem colocada. Útil como proteção contra o sol da manhã ou apenas para repelir a chuva, a lona também oferece proteção adicional contra qualquer sujeira. Também pode funcionar como abrigo na hora do almoço, o que significa que você pode comer fora de sua barraca enquanto se mantém seco em condições de chuva.
4: Mantenha a porta de malha da sua barraca interna fechada
Aranhas e moscas têm o hábito de entrar na sua tenda interna. É um pesadelo para crianças em viagens residenciais (“Oh meu Deus! Tem uma aranha na barraca!”) E não é agradável mesmo para aqueles de nós que gostam de bichos rastejantes. Mais do que tudo, existe a ideia de que eles podem acabar esmagados ou presos na hora de enrolar a barraca no final da viagem. A única maneira de combater isso é manter a porta de malha fechada o máximo possível.
5: Coma fora
Se você estiver em uma barraca individual ou similar, não haverá muito espaço e certamente não será capaz de replicar nada como o conforto e a estabilidade da sua mesa de jantar em casa. Derramamentos de suco de macarrão, migalhas de biscoito e batatas fritas perdidas são apenas alguns dos criminosos que você pode esperar se comer por dentro.