Quando o nascer do sol entra pela janela da barraca depois de você ter dormido profundamente durante uma noite de vendaval, você tem um abrigo bem montado. Se você nunca montou uma barraca camping, já faz um tempo desde seu último acampamento ou apenas gostaria de algumas ideias sobre como facilitar o processo, este artigo pode ajudar.
A configuração da barraca tem quatro fases:
Preparação pré-viagem: pratique e certifique-se de ter tudo.
Seleção de acampamento: Minimize o impacto e maximize a proteção contra intempéries.
Dicas de montagem: Siga estas etapas para tornar a configuração mais fácil e sua barraca mais resistente.
Orientação da Guyline: Aprenda como usar as Guylines corretamente para se preparar para ventos fortes.
Configuração da barraca: preparação pré-viagem
Antes de pegar a trilha, monte sua barraca em casa: Home oferece um ambiente de baixo estresse para você dominar o processo de montagem de uma nova barraca. O pior momento para aprender é depois de terminar um longo dia de caminhada, o sol se pôr e a chuva cair lateralmente.
Leia as instruções com atenção e faça um inventário das peças: Ler as instruções, em vez de agarrar as coisas e improvisar, é uma ótima maneira de evitar confusão e danos às peças da barraca. E se faltar alguma peça, você terá tempo para obtê-la antes da viagem. E não se esqueça de levar uma cópia das instruções.
Decida a estratégia de pegada: embora os pisos das tendas sejam resistentes à água, à abrasão e ao desgaste, o solo é um inimigo formidável. Você pode combater esse problema comprando uma pegada – um lençol de tamanho personalizado que oferece uma camada extra de proteção.
As pegadas são menores do que o chão da sua barraca, para que não capturem e acumulem água da chuva sob a barraca. Se você deixar sua própria pegada, faça o mesmo. Se você trouxer uma lona completa, dobre-a para que nenhuma parte ultrapasse o perímetro do chão.
Configuração da barraca: seleção do acampamento
Esta lista de melhores práticas para preservar nossos espaços selvagens inclui orientações sobre onde montar sua barraca.
Em áreas muito movimentadas, procure acampamentos existentes.
Sempre acampe a pelo menos 60 metros de lagos e riachos.
Mantenha os acampamentos pequenos: concentre a atividade em áreas onde a vegetação está ausente.
Em zonas virgens, dispersar a utilização para evitar a criação de novos parques de campismo; evite também locais onde os impactos estão apenas começando.
Estratégias contra vento e chuva: Embora uma barraca de qualidade seja construída para resistir ao vento e à chuva, você pode minimizar o estresse e os perigos selecionando locais que ofereçam alguma proteção natural.
Para evitar problemas relacionados ao vento:
Procure quebra-ventos naturais: um grupo de árvores ou uma colina entre você e a brisa predominante.
Evite acampar perto de árvores ou galhos danificados que possam ser derrubados por uma forte rajada.
Embora muitos campistas orientem uma barraca com o lado menor voltado para o vento para reduzir a resistência, é mais importante colocar o lado que tem a estrutura de mastro mais forte voltado para o vento.
Se você estiver acampando em um clima quente, oriente uma porta na direção do vento para esfriar.
Para evitar problemas relacionados à água:
Procure um terreno mais alto e seco para ter menos umidade no ar e formar condensação dentro da barraca conforme a temperatura cai.
Procure locais debaixo de árvores porque criam um microclima mais quente e protegido que produzirá níveis mais baixos de condensação.
Evite acampar em áreas baixas entre áreas altas, pois aqui o ar frio e úmido se instala; a chuva também pode canalizar e acumular quando uma tempestade chega.
Para evitar que a chuva entre, afaste as portas do vento.