Prós e contras de diferentes tecidos para barraca camping em uma venda de barracas

Fibra de poliéster, silnylon, DCF ou Cuben, tela de polialgodão e PE? Compreender mais sobre os tecidos para barraca camping o ajudará a fazer a escolha certa ao procurar barracas à venda. Pode ser confuso com tantos tecidos, revestimentos e especificações diferentes. Abaixo estão alguns prós e contras dos tecidos para barracas mais comuns e para que eles são mais adequados. Ou confira nosso artigo para saber mais sobre especificações e revestimentos de tecidos para barracas.

barraca camping

Poliéster

Prós – boa resistência, estiramento e resistência ao rasgo, fácil manutenção, peso razoável, custo razoável, bom tamanho de embalagem, boa resistência ao mofo, à prova d’água com revestimentos aplicados
Contras – não tem grande resistência aos raios UV ou ao calor, baixa respirabilidade leva à condensação, tem vida útil limitada
Ótimo para – barracas de cúpula pequenas e grandes, barracas e abrigos de camping familiares, lonas de camping
O poliéster é o tecido mais comum usado em barracas. É uma escolha popular, pois funciona bem em várias condições climáticas e é acessível. O poliéster não muda de forma quando molhado, é à prova d’água quando revestido, tem um bom desempenho à luz solar, é mais durável que o náilon, tem um peso razoável e pode ser compactado bastante pequeno.

Nylon

Prós – peso muito leve, boa resistência, à prova d’água com revestimentos aplicados, fácil manutenção, baixo volume embalado
Contras – custo mais alto, estica quando molhado, suscetível a danos UV, não respirável, pode rasgar
Ótimo para – tendas ultraleves e leves, lonas
O náilon é geralmente mais forte e mais leve que o poliéster, mas também pode rasgar facilmente (certifique-se de obter tecido Ripstop), portanto adequado para barracas menores, ultraleves e leves, e não para barracas maiores de tamanho familiar. O tecido deve ser revestido com Silicone (daí silnylon) e/ou PU para tornar o nylon impermeável. O nylon pode ser enfraquecido pela exposição aos raios UV, portanto, limite o tempo sob a luz solar direta, se possível.

Fibra Composta Dyneema (DCF) / anteriormente Fibra Cuben

Prós – extremamente leve, extremamente forte, à prova d’água, ótima resistência a UV, rasgos e produtos químicos
Contras – muito caro, não enche (precisa ser dobrado), não estica, baixa resistência ao calor
Ótimo para – tendas ultraleves, lonas
DCF é o melhor tecido para tendas leves, fibras Dyneema (15x mais fortes que o aço do mesmo peso) envolvidas em uma película de poliéster. É o material mais leve, mais forte e mais durável, mas infelizmente também é de longe o mais caro. Pesa menos da metade do silnylon, mas custa quatro vezes mais, é à prova d’água e não absorve água. Mas não há “cede” no DCF e é necessário cuidado ao lançar, pois ele não estica e pode perfurar. Não é resistente ao calor, então não cozinhe embaixo dele. O ‘tecido milagroso’ dos amantes de ultraleves – com um preço.

Lona de algodão

Prós – respirável, absorvente de umidade, menos condensação, bom isolamento – fresco no verão, quente no inverno, longa duração, alta resistência aos raios UV
Contras – caro, pesado, volumoso, suscetível a mofo, precisa ser resistido primeiro, requer manutenção
Ótimo para – barracas estilo família, glamping, barracas de sino, camping de longa duração, brindes
Lona de algodão é o tecido original para barraca que seu avô provavelmente usou – grosso, durável, respirável, expande e incha quando molhado para vedar quaisquer buracos. Pode vazar na primeira vez na chuva à medida que ocorre o processo de inchaço, portanto precisa ser desgastado/temperado antes de ser usado. A lona é pesada e volumosa e requer muito esforço para ser lançada e transportada.

Tela de polialgodão

Prós – melhor resistência e resistência ao mofo que a lona de algodão, melhor resistência aos raios UV e ao calor que o poliéster, respirável – menos umidade e condensação, vida útil mais longa e melhor peso que a lona de algodão
Contras – alto custo, cuidados necessários para manutenção, suscetibilidade a mofo, volumoso
Ótimo para – barracas familiares, cabanas, barracas de telhado, brindes, barracas de glamping
Polycotton é uma mistura de lona de algodão e poliéster que torna a tela mais leve e resistente. Pode não ser revestido, mas geralmente é tratado com revestimentos para repelir a água e melhorar a resistência a mofo e bolor. Sua durabilidade, respirabilidade e resistência às intempéries o tornam ótimo para barracas de camping familiares, brindes e barracas de telhado.

PE (polietileno)

Prós – resistente, durável, à prova d’água, barato
Contras – volumoso, barulhento, não respirável
Ótimo para – pisos de cúpula e barracas familiares, lonas.
Geralmente preto ou cinza, um material semelhante ao plástico, espesso, resistente e durável, usado em lonas e pisos de barracas. Ideal para pisos, pois é acessível, resistente, à prova d’água e de fácil limpeza.

PVC (cloreto de polivinila)

Prós – forte e durável, boa resistência UV
Contras – pesado e volumoso
Ótimo para – pisos de tendas resistentes, lonas resistentes, toldos e coberturas de telhados de tendas
O PVC resistente é usado para atender às demandas mais adversas dos elementos e do ambiente, com pessoas caminhando constantemente sobre ele. Resistente e durável, mas pesado e volumoso. Normalmente usado em conjunto com tendas de lona.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply